O Trabalho de SEO On Page (otimização interna do site) é fundamental para que uma empresa apareça na 1ª página do Google.

Porém, antes de explicarmos melhor tudo o que envolve essa parte de uma otimização de site é importante que você saiba distinguir as duas bases para um bom trabalho de SEO:

  1. SEO ONPAGE – Quando mudanças dentro do site influenciam seu posicionamento.
  2. SEO OFF PAGE – Quando a atuação de fatores externos influenciam o posicionamento de seu site.

investigando seo on page
Entendendo o SEO On Page

Trata-se de adequação de itens internos do site com o propósito de ajustá-lo às diretrizes do Google, facilitando assim a indexação e melhorando sua usabilidade.

Entre os itens importantes do SEO Onpage podemos citar: Conteúdo, Titulo, Descrição, Links Internos e Imagens.

O Seo On Page ou SEO Interno, é a 1ª etapa, e a mais importante, para um site aparecer na 1ª página do Google para buscas que são realizadas diariamente por clientes em potencial.

Não estamos falando aqui de anúncios no Google (Google Adwords)  e sim da busca natural (Resultados Orgânicos) que aparecem sempre abaixos dos anúncios e dos resultados locais (Maps).

Já o SEO Off Page ou Seo Externo é a etapa mais trabalhosa e delicada. Nessa fase precisamos fazer com que outros sites, relevantes e confiáveis, indiquem o seu site através de um link para uma página especifica (um artigo do seu site, por exemplo) ou apontando para a sua página principal.

Isso fortalece sua marca e seu PageRank. Page Rank é uma métrica utilizada pelo Google para avaliar a relevância de sites.

 

Itens do SEO On Page

  • URL amigável – É o caminho logico que leva a uma seção específica do seu site. Isso aparecerá para o usuário na parte superior do seu navegador. É fundamental para a indexação do Google e para facilitar a usabilidade de um site.
  • Conteúdo – um bom conteúdo, seja em texto, imagens, áudio ou vídeo convencerá seus potenciais clientes a efetuar uma ação desejada. A essa ação chamamos META.
  • Titulo – É uma frase clara que aparecerá nos resultados do Google e deve ser focado em uma palavra-chave por página.
  • Descrição – É um texto de 130 caracteres, em média, e descreve o assunto geral tratado naquela página do site. Sempre devemos usar as palavras chaves na descrição.
  • Links Internos – Uma página do seu site deve estar encadeada ou relacionada com outra e por isso, em todo o conteúdo, é preciso ter uma ligação (link). Isso ainda facilitará ao Google conhecer novas páginas suas.
  • Links Externos – É desejável que alguns de seus conteúdos citem sites externos como fonte ou como referência para o visitante ter mais informação. Exemplo: No caso do SEO de uma escola poderão ser adicionados links externos para o site do MEC ou da Secretaria de Educação.
  • Imagens – As imagens precisam ter um nome de arquivo que explique a imagem e que tenha relação com a página onde ela esta inserida. Todos os atributos internos da imagem devem ser preenchidos.

 

Conclusão

A otimização interna é um processo muito trabalhoso e que vai gerar benefícios a longo prazo para seu negócio, principalmente melhorando a usabilidade e a navegação entre as páginas.

É um investimento primordial que ajudará o posicionamento do seu site no Google e também em outros sistema de buscas, como o Bing, por exemplo.

Não abra mão de implementar todas essas dicas em seu site. Se não souber como fazer contrate um especialista a fim de que possa ter um resultado positivo e duradouro.