Esse artigo além de esclarecer alguma dúvidas sobre O que é SEO (Otimização de Sites) vai falar sobre SEM e a sopa de letrinhas que é o universo do Marketing Digital. Vamos começar?

  • SEM – Search Engine Marketing (Marketing de Busca) – É o estudo e a aplicação de técnicas para posicionar uma empresa na internet. Isso pode ser feito atraves de SEO (Busca Natural) e PPC (Busca Paga).  O objetivo é sempre fazer com que um visitante entre em contato ou execute uma determinada ação. A essa ação chamamos CONVERSÃO.
  • SEO – Sigla de Search Engine Optimization. Este termo técnico descreve o processo complexo de fazer seu site aparecer mais bem posicionado nos resultados naturais dos motores de busca (resultados não pagos). Se um site é otimizado para o Google, Bing e outros mecanismos de busca você terá uma classificação mais elevada na página de resultados. No passado muitas pessoas usavam práticas anti-éticas para tentar burlar os buscadores, masi hoje os algoritmos responsaveis por esses processos estão mais refinados e isso não funciona da mesma forma. SEO é um processo contínuo que deve ser mantido continuamente para que a posição adquirida não seja perdida. (Fonte: SEO em www.dictech.com.br)
  • PPC – Pay per Click (Links Patrocinados) é mais uma das estratégias de SEM e visa posicionar um website, fanpage, página do google plus ou blog em anúncios. Esses anúncios existem no Google, Facebook, Linkedin e outros canais da Internet e são pagos diretamente a essas empresas. De acordo com um planejamento estratégico decidimos qual desses canais é o ideal para um determinado publico.

Entenda SEO

 

Como Aparecer no Google na Busca Natural – SEO

Através de Técnicas de Otimização, Usabilidade, Persuasão, Criação de Conteúdo Relevante e Contínuo, criamos ou ajustamos seu site para que ele apareça na Primeira Página do Google, sendo encontrado por seu Público Alvo. Esse trabalho é conhecido como S.E.O (Search Engine Optimization)

VANTAGENS DESSE MÉTODO:

  1. Após conseguir chegar à primeira página, sua empresa ficará cada vez mais em evidência, já que seus clientes em potencial encontrarão sempre em seu site os produtos ou serviços que você comercializa, além de um conteúdo atualizado, relevante e organizado dentro dos padrões do Google.
  2. Estudo recente confirmou que aproximadamente 50% dos usuários, que fazem pesquisas no Google, optam por clicar em sites que aparecem na Busca Orgânica.

Observação: S.E.O gera resultados de médio a longo prazo, já que o tempo para o seu Site aparecer na Primeira Página pode variar de 3 a 12 meses.

O Google disponibiliza algumas informações, em inglês, sobre os passos para ter um site amigável acesse: https://support.google.com/webmasters/answer/40349?hl=en&ref_topic=3309300

 

DIFERENCIANDO SEO E PPC

Os resultados de SEO (Search Engine Optimization) no Google são também conhecidos como busca natural ou busca orgânica e aparecem no lado esquerdo (logo abaixo dos anúncios). Esses resultados são classificados nessa ordem de forma automática e de acordo com critérios de relevância calculados pelos computadores do Google. Para que um site fique bem posicionado no Google é importante ser relevante. O Google calcula o grau de relevância através de algoritmos (fórmulas matemáticas) que estudam diversos fatores que combinados vão gerar o melhor posicionamento.

Não é possível pagar para aparecer em 1º lugar no Google.

Os resultados de PPC (Pay per Click) no Google são também conhecidos como busca paga ou links patrocinados. O Sistema do Google de Links Patrocinados chama-se Google Adwords

São anúncios que aparecem nas 3 primeiras posições do lado esquerdo e nas 8 posições do lado direito (lateral). Esses resultados são classificados nessa ordem de acordo com uma espécie de leilão porem não basta pagar mais para aparecer na primeira posição. É necessário um equilíbrio entre a qualidade da palavra buscada em relação ao Anúncio e a Página de destino do Anúncio.

Profissionais de Marketing Digital estudam de forma profunda esse equilíbrio para posicionar sua empresa com destaque e relevância nas melhores posições a fim de gerar mais CONVERSÃO (pedidos de orçamento, vendas, etc). O profissional de Marketing pode prometer que seu site ficará posicionado na busca paga, mas não poderá garantir a posição tendo em vista que o leilão ocorre a cada busca e pode sofrer alterações.

Veja um Exemplo para entender a diferença entre SEO E PPC.  Uma pesquisa no Google mostra o resultado abaixo:

A área circundada em VERDE  são os resultados da busca paga (PPC) e a área circundada em LARANJA  são os resultados da busca natural (SEO).

Pela nossa experiência em Marketing Digital no RJ para o setor  de serviços percebemos que aproximadamente 50% das pessoas optam por clicar nos resultados de anúncios – PPC. Já os outros 50% preferem clicar nos resultados de SEO.

Por isso, em todos os nossos projetos executamos os 2 trabalhos SEO e PPC no intuito de gerar o melhor resultado final para nossos clientes.

 

AS 4 Bases do SEO

1ª BASE - Técnicas Internas

As técnicas internas (que são executadas dentro do site) são conhecidas como “SEO On Page” e são fundamentais no processo de otimização de sites. Entre as principais podemos citar:

  • Títulos das páginas claros e que correspondam ao conteúdo que está sendo abordado;
  • Descrever claramente as imagens contidas no site para facilitar a leitura do Google;
  • Ligações internas entre as páginas para ajudar o usuário a navegar com facilidade e encontrar informação relacionada ao assunto que está lendo;
  • Ligações externas para páginas que possuam conteúdo complementar ao que você está sendo abordado;
  • Velocidade de abertura das páginas do Site.

 

2ª BASE - Técnicas Externas

As técnicas externas (que são executadas fora do site) são conhecidas como “SEO Off Page” e são igualmente importantes na otimização de um site. Entre as principais podemos citar:

  • Divulgar sua página de maneira profissional para que outros sites indiquem sua página;
  • Trabalhar sua marca para que fique conhecida e consiga acessos externos (Branding);
  • Relacionamento com potenciais clientes através de uma lista de e-mails;
  • Tempo de atividade de um domínio.

 

3ª BASE - Técnicas em Mídias Sociais

As técnicas em Mídias Sociais (Social Media Marketing) ajudam a gerar tráfego e engajamento. Entre as principais podemos citar:

  • Gerenciamento de Marca no Facebook
  • Gerenciamento de Marca no Google Plus

 

4ª BASE - Técnicas de Conteúdo Relevante

Essa é, sem dúvida, a principal técnica e a que deve prevalecer em 2014 e nos anos seguintes. Conteúdo é todo material de mídia relativa ao seu marketing digital (Vídeo, Texto, Áudio, Foto, Slides). O Objetivo é fortalecer sua marca e seu posicionamento na Internet.

O Objetivo das técnicas de conteúdo relevante é oferecer um boa experiencia ao usário afim de que ele retorne ao seu site ou tenha confiança para executar uma conversão, como fazer um pedido de orçamento, por exemplo. Entre as principais técnicas de conteúdo (content marketing) podemos citar:

  • Criação de Artigos relevantes
  • Divulgação de Slides
  • Criação de Podcasts e Slidescasts
  • Criação de canal de Vídeo (Youtube, Vimeo)
  • Palestras Digitais (Webnários)

 

SEO MODERNO

Os conceitos de SEO vem mudando ao longo do tempo e hoje não é mais possível manipular os mecanismos de busca para conseguir ficar posicionado na 1ª Página do Google.

Consultores de Marketing Digital que trabalham de forma séria estão sempre em contato com Jornalistas para criação de artigos relevantes e exclusivos para seus clientes. Esse é um dos principais fatores que fez a EP Marketing Digital se destacar da concorrência nos últimos anos.

O mais importante em SEO e em SEM é disponibilizar a melhor informação de forma transparente para resolver o problema do usuário final.

 

SEO é fundamental para seu negócio crescer na Internet.

 

Material de Estudo sobre SEO

Esse livro aborda assuntos importantes de otimização de sites tais como: Como determinar seus objetivos de SEO e definir o público de seu site; Primeiras etapas de SEO; Pesquisa por palavras-chave; Como desenvolver um site voltado para SEO; Como criar um conteúdo adequado para links e marketing de links; Como as mídias sociais e os dados de usuários influenciam resultados de busca e classificações; Como rastrear resultados e medir o sucesso; Mudanças de domínio, reprojetos pós-SEO, identificação e solução de problemas; Pesquisas e estudos de SEO, e muito mais.

 

Este livro, da palestrante brasileira Martha Gabriel,  se propõe a apresentar conceitos, técnicas e estratégias para o desenvolvimento da gestão estratégica do marketing de busca, englobando SEO e links patrocinados. O foco é tanto em tecnologia quanto em marketing.

 

Essa ferramenta executa teste em seu site para verificar se, principalmente,  o SEO OnPage está correto. É desejável valores acima de 50.

 

Esse é um dos locais onde diversos profissionais se encontram para debater sobre SEO e outras técnicas de SEM. Só acesse o fórum se você tem algum conhecimento e quer agregar valor ao grupo compartilhando informação. Se seu objetivo é apenas tirar suas dúvidas e não ajudar ninguém esse não é o local ideal para você.

 

  • Site Internacional recomendado: MOZ

A MOZ, antiga SEOMOZ,  é a empresa que mais estuda SEO no mundo. É uma referencia para quem pretende conhecer a fundo sobre técnicas de otimização de sites e o mercado de Marketing Digital Internacional.