É uma dúvida natural querer saber quanto custa anunciar no Google Ads. Afinal o Google é o melhor local para sua empresa aparecer e obter pedidos de orçamentos qualificados. Além disso, tem a possiblidade de exibir seus anúncios em diversas redes do Google (Página de Pesquisa, Google Maps, Youtube, Parceiros do Google, Gmail, Play Store, entre outras).
Sem enrolação: É possivel começar a anunciar a partir de R$50,00 por dia ou seja R$1.500,00 por mês.
Por isso é muito importante que o anunciante esteja em um setor de negócios onde cada venda seja pelo menos 3 vezes maior que o investimento de R$50,00. Veja os exemplos abaixo:
# | Serviço | Custo Médio do Serviço (R$) | Investimento Diário (R$) | Observação |
---|---|---|---|---|
1 | Lavagem de Estofados | 180,00 | 50,00 | Compensa com uma venda/dia |
2 | Vidraçaria | 900,00 | 50,00 | Compensa com uma venda/dia |
3 | Costura (bainha) | 35,00 | 50,00 | Pode não compensar, valor abaixo do investimento |
Existem outras duas formas de aparecer no Google. Elas tem um custo menor porém leva algumas semanas para obter algum resultado e eles não serão os mesmo que teria se optasse por anunciar no Google.
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Como fazer meu site aparecer no Google?
A publicidade no Google, também conhecida como Links Patrocinados, é a melhor forma para fazer um site aparecer no Google e, desde que seja feita de maneira profissional, pode multiplicar por 10 o número de visitantes atual de seu site. E é por isso que o valor gasto para anunciar na primeira página do Google deve ser encarado não só como um investimento inteligente, mas também como uma poderosa ferramenta para dar visibilidade imediata aos seus serviços e produtos.
O Google permite controlar quanto deseja investir por dia (custos de publicidade) através de um sistema complexo, mas muito eficiente. Ou seja, é possivel definir um orçamento diário baseado em quantos pedidos de orçamentos (leads) precisa por dia para manter sua empresa saudável.
Exemplo 4:
Supondo que uma vidraçaria XPTO tem uma verba mensal para marketing de R$6.000,00. Logo, O investimento máximo diário será de R$200,00 por dia. Se pretende ter 100 visitas diárias ao seu site pode limitar o custo por cada clique em anúncio em no máximo R$2,00.
Claro que isso é apenas um exemplo didático. Um profissional experiente em Google Ads pode, por exemplo, escolher os melhores horários para impulsionar os seus anúncios, de acordo com seu objetivo. Poderá ainda, escolher valores específicos para cada tipo de serviço (portas, janelas, box, espelhos, fechamentos, etc.) para captar visitas de celular ou de desktops e ainda escolher valores diferentes por cidade, por hora do dia e muito mais.
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Mas afinal… Quanto custa anunciar no Google Ads?
É importante ressaltar que isso depende de vários fatores (estrutura do site, conteúdo adequado, qualidade do anúncio, segmento de negócios, palavra-chave escolhida, concorrência na região de atuação, etc.). para saber com mais detalhes sugiro SOLICITAR UM ORÇAMENTO
Mais abaixo, vou te dar alguns exemplos com valores de segmentos que atuamos ou que já fizemos estudos detalhados ao longo de nossa experiência desde 2011 atuando tanto na Gestão quanto em Consultoria de Marketing Digital no RJ.
No entanto, antes de saber o custo, é fundamental entender que o leilão para posicionamento dos anúncios no Google é baseado em algumas métricas, sendo as duas mais importantes Índice de Qualidade e Taxa de Conversão :
- ÍNDICE DE QUALIDADE: De acordo com o desempenho ao longo do tempo, as palavras chaves da sua conta de anúncios do Google vão receber números de 1 a 10. Isso será feito conforme a qualidade da palavra em relação ao anúncio apresentado e suas extensões (sitelink, extensões de frase, de local, etc.). É desejável manter o IQ (Índice de Qualidade) sempre acima de 7.
- TAXA DE CONVERSÃO: O custo dos seus anúncios são calculados com base na taxa de conversão que é similar ao Custo por Aquisição (CPA). Essa taxa mede o custo para adquirir um lead (pedido de orçamento, por exemplo) Por exemplo, se o anúncio é clicado 10 vezes (gastando R$20,00) e consegue 2 pedidos de orçamento dizemos que possui um CPA de R$10,00.
Sei que todos essas expressões novas podem parecer um tanto confusas, em um primeiro momento. Por isso, recomendo que assista o vídeo abaixo (somente disponivel em inglês), produzido pela equipe do Google, explicando o funcionamento do leilão do Google Ads.
Um exemplo prático sobre anúncios
Exemplo 5:
Suponhamos que atue no segmento de vidraçaria e escolheu pagar o lance máximo de R$1,00 para que seu anúncio apareça quando pesquisarem pela palavra-chave: “BOX BLINDEX RJ”. Já seu concorrente escolheu pagar, na mesma palavra, um lance máximo de R$ 3,00, por exemplo.
Ora, se o leilão dos anúncios fosse baseado apenas em preço, o anúncio do seu concorrente ficaria acima do seu, correto?
Mas não é assim que funciona. Em outras palavras, não é quem paga mais que fica na frente dos concorrentes.
Ocorre que, cada palavra é avaliada pelo sistema do Google com um índice de qualidade baseado na pagina de destino, no anúncio criado e em outros fatores.
Então, se o índice de qualidade das palavras do seu concorrente for 3, e a qualidade da mesma palavra na sua campanha for mais alta, por exemplo 8, seus anúncios podem ser exibidos acima do seu concorrente mesmo que o seu lance seja de R$1,00 e o dele seja R$3,00. Isso ocorre porque existem cálculos feitos pelo algoritmo do Google que determinam qual o melhor resultado para o usuário do Google.
Ou seja, se seguir as diretrizes publicitárias do Google e constrói anúncios e conteúdo de qualidade, tende a ser “premiado” (com desconto e melhor posicionamento). Porém, aquele que não se preocupa com isso, precisará pagar um valor maior para conseguir aparecer.
Podemos observar então que o Google revolucionou o modo de fazer publicidade no mundo, fazendo com que pequenas empresas e até profissionais liberais possam estar acima de grande empresas já consolidadas. Todos possuem chances muito similares de chegar até o cliente, desde que busquem oferecer mais qualidade de conteúdo e de anúncios.
Tabela de preços Google Ads: Estimativas de Mercado em 2024
Agora que já sabe como o Google funciona e chegou até esse ponto do texto para saber quanto custa anunciar no Google Ads, segue abaixo uma tabela para ter uma noção do investimento necessário em alguns negócios.
Acredito que com os setores listados abaixo, já é possivel ter uma ideia do custo médio para esses segmentos específicos, quantidade estimada de visitas mensais e custo mensal dos anúncios.
Setor | Custo Médio do Clique (CPC) | Cliques Mensais nos Anúncios | Custo Mensal (CPC x Cliques) |
---|---|---|---|
Vidraçaria | R$ 1,50 | 3000 | R$ 4.500 |
Escola | R$ 2,00 | 3500 | R$ 7.000 |
Cirurgia Plástica | R$ 5,00 | 2000 | R$ 10.000 |
Imobiliária | R$ 3,00 | 3000 | R$ 9.000 |
Academia | R$ 2,50 | 1200 | R$ 3.000 |
Hotel | R$ 4,00 | 2000 | R$ 8.000 |
Clínica Odontológica | R$ 3,50 | 900 | R$ 3.150 |
Salão de Beleza | R$ 1,60 | 1500 | R$ 2.400 |
Oficina Mecânica | R$ 1,70 | 1300 | R$ 2.210 |
Pet Shop | R$ 1,40 | 1600 | R$ 2.240 |
Advogado | R$ 4,50 | 500 | R$ 2.250 |
Contador | R$ 3,20 | 750 | R$ 2.400 |
Agência de Viagens | R$ 3,80 | 650 | R$ 2.470 |
Consultoria Empresarial | R$ 4,20 | 550 | R$ 2.310 |
Floricultura | R$ 1,40 | 2000 | R$ 2.800 |
Consultório Psicológico | R$ 2,80 | 800 | R$ 2.240 |
Lavagem de Estofados | R$ 2,40 | 1200 | R$ 2.880 |
Conclusões:
- Palavras chaves específicas, com anúncios relevantes, melhoram o índice de qualidade.
- Anúncios específicos que, por sua vez, levam para páginas que cumpram a promessa do anúncio, melhoram ainda mais esse índice.
- No final das contas, com uma gestão profissional, o custo do seu clique em uma campanha profissional é bem menor do que o custo pago por muitos concorrentes no mesmo segmento.
O Google não está no negócio de leilão, onde quem paga mais fica na frente. O negócio do Google é mostrar o melhor resultado para sua audiência através da busca natural do Google (SEO), anúncios do Google Ads, Google Maps (Meu negócio), YouTube e Rede de Display e Parceiros.
Perceba que são muitas as possibilidades. Logo, anunciar no Google não é como colocar um anúncio em jornal ou revista. Se pensar dessa forma, o anunciante pode perder muito dinheiro ou ainda, gastar pouco mas não ter nenhum resultado.
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