palavras chave na buscaDesde que os mecanismos de busca ficaram conhecidos as empresas têm uma obsessão constante: colocar suas palavras-chave na busca do Google.

A ideia fazia muito sentido afinal se eu tenho uma vidraçaria e alguém busca pelo termo vidraçaria e encontra meu site, fanpage ou anúncio na primeira página do Google certamente terei mais visitas e mais faturamento.

Podemos dizer que as palavras-chave dividem-se em: PRINCIPAIS e SECUNDÁRIAS.

As principais são termos com apenas uma palavra curta (no máximo duas) que tem muito tráfego (são também conhecidas como headtail).

Exemplo: no segmento de Vidraçaria, “VIDRO” é um termo principal.

As secundárias são os termos  com duas ou mais palavras que tem tráfego menor que as palavras principais (são conhecidas como long tail – cauda longa).

Exemplo: no segmento de Vidraçaria,”PREÇO DE VIDRO TEMPERADO NO RJ” é um termo secundário.

As palavras-chaves principais são mais difíceis de serem posicionadas na primeira página do Google através de um trabalho de SEO, simplesmente por ter um volume de buscas muito grande e terem alta concorrência.

O ideal então é trabalhar com palavras secundárias (cauda longa) que demonstrem uma busca mais específica do usuário.

O Google possui uma ferramenta chamada planejador de palavras-chave que serve para descobrir como as pessoas estão pesquisando por termos na internet (produtos ou serviços).

Além disso é possível obter informações sobre o volume de buscas, o CPC (custo por clique) estimado além de outras informações.

 

Palavras Chaves Secundárias na Busca

No mercado competitivo vale muito mais trabalhar com palavras-chaves secundárias (long tail) que apesar de ter um volume de buscas menor mostra uma busca mais específica e geralmente esse usuário está mais perto de efetuar um pedido de orçamento ou comprar um produto.

O usuário que digitou “VIDRO” ou “BOX” vai encontrar tantas opções em tantos sites que certamente começara a refinar a pesquisa para depois tomar a decisão de compra.

Outro problema das palavras-chaves principais (head tail) é que ocorre uma grande taxa de rejeição porque a pessoa estava, por exemplo, buscando a história do vidro ou vidro para carro e não precisava necessariamente de uma vidraçaria.

O pior de tudo isso é que, para o Google, isso pode sinalizar que seu site não entregou um conteúdo de qualidade para o usuário e seu posicionamento na busca natural do Google pode ser prejudicado.

Isso ocorre porque o Google, como empresa, tem a missão de oferecer a melhor experiência de busca para os usuários. Se um usuário entra em um site e sai dele em pouco segundos para o Google esse site não é relevante.

Agora, se o usuário procurou PREÇO DE VIDRO TEMPERADO NO RJ e encontra um site de uma vidraçaria no RJ mostrando detalhadamente as vantagens do vidro temperado, e se possível, o preço médio desse produto, o usuário encontrou o que ele queria e teve uma ótima experiência de pesquisa. Logo seu site ganha posições em detrimento de outros não tão específicos.

 

Conclusão

Quanto melhor a informação que você fornecer para o seu público, melhor será a longo prazo para o posicionamento do seu site.

As palavras chave não são tão importantes na busca do google e sim o resultado final que o usuário enxerga ao encontrar seu site na primeira página do Google.