Saber como escrever uma propaganda é uma tarefa importante no segmento de Marketing, pois cada ambiente precisa de uma abordagem diferente para ser bem assimilado pelo seu cliente.
Mas é importante pensar, exatamente, quem é o público alvo e se colocar no lugar dele. Vale a pena criar uma persona (ideia virtual de um cliente padrão) e se possível encontrar pessoas reais que se encaixem nesse perfil para que possam ler e fazer considerações sinceras sobre seu conteúdo.
Você pode, inclusive, usar o Facebook para encontrar essas pessoas através de um anúncio e com isso poderá validar a qualidade do seu texto se esse público interagir (curtir, comentar ou compartilhar).
Um texto que desperte a atenção já nas primeiras linhas é fundamental. Esse primeiro parágrafo deve reter a atenção do cliente para que o indivíduo sinta a necessidade de ler o restante.
Outra abordagem interessante, que funciona muito bem no ambiente online, é ter no título os termos (dicas, segredos, etc) e usar números.
Veja Exemplos:
- 10 formas de emagrecer com pouco esforço
- 7 segredos para economizar dinheiro
Como Escrever uma Propaganda para:
ANUNCIO CURTO – Se o texto é para um anuncio curto na internet é importante deixar claro os benefícios e uma chamada para a ação.
ARTIGO DE SITE – Se o texto é um artigo para um site, como esse, é importante fazer uma prévia já no 1º parágrafo e usar parágrafos curtos, imagens para dar pausas entre blocos de texto e subtítulos chamativos ao longo do artigo.
INFORME PUBLICITÁRIO – Se o texto é um informe publicitário veiculado em um jornal e revista a abordagem já deve ser diferente. Ele precisa oferecer uma informação útil de forma mais detalhada possível e ter um gancho bem pensado para a apresentação dos produtos ou serviços de sua empresa.