Como divulgar meus serviços na Internet? Essa é a pergunta de 85% dos Pequenos e Médios empresários e também de muitos Profissionais Liberais.
Esse questionamento é altamente positivo já que demonstra o amadurecimento do empreendedor brasileiro que está percebendo que anúncios de jornais e revistas não combinam com a nova era digital.
A primeira atitude que todas as empresas devem pensar é estar presente no Google. Esse processo pode ser feito por um profissional de Marketing com um investimento de R$1.800,00, que pode ser pago por boleto ou cartão de crédito.
Saiba mais em nosso artigo Cadastrar empresa no Google.
Divulgar Serviços Profissionais
Com as novas políticas de formalização para os Micro Empreendedores Individuais (MEI) e Micro Empresários (SuperSimples), chegou a hora de muitos brasileiros realizarem o sonho de um negócio próprio. Porém para ter sucesso em um empreendimento, seja ele qual for, é necessário planejamento, disciplina, administração financeira e, sobretudo, ter um orçamento definido para Marketing.
Aparecer na Primeira Página do Google é o caminho certo para aumentar a visibilidade de sua empresa e consequentemente o numero de contatos de clientes
Atuo com Tecnologia há 19 anos e desde 2011 especificamente com Marketing Digital ajudando Empresas a conseguir uma presença digital que realmente cause impacto em seu faturamento.
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Se você quer saber como divulgar seus serviços, conheça algumas sugestões de acordo com cada segmento:
Instalações Elétricas (Marketing para Eletricistas)
Serviços Elétricos são fundamentais para a Segurança e o bom funcionamento de uma Residência, Escritório ou Indústria. Por isso é que, diariamente, muitas pessoas buscam no Google o termo Eletricista em várias regiões do Brasil. Para começar a divulgar Serviços de Eletricista na Internet, seguem algumas sugestões:
- Ter um cadastro completo no Google Places. Pessoas que precisam desse serviço dão preferência a um profissional próximo de casa ou do trabalho;
- Ter um site Simples e Funcional com conteúdo escrito por profissional de Marketing é um ótimo investimento;
- Iniciar uma Campanha de Links Patrocinados (Anúncios do Google) e gerencia-la diariamente para conseguir contatos de clientes;
- Ter uma FanPage no Facebook. Assim você pode interagir com potenciais clientes colocando, por exemplo, dicas de segurança elétrica.
Conheça nosso Projeto para Eletricistas!
Venda de Box para Banheiro (Marketing para Vidraçaria)
Serviços na área de Construção, Decoração e Reformas (e em particular Vidraçaria) são requisitados em todas as cidades do Brasil. Quem procura um vidraceiro ou a montagem de um box de banheiro, de modo geral, utiliza o Google para conseguir mais informações e verificar fotos de alguns trabalhos realizados pela empresa.
Se você possui uma vidraçaria e quer criar sua presença digital de maneira profissional no Google (em particular) e na Internet de modo geral, eis algumas dicas:
- Ter um cadastro do seu negócio, bem completo, no Google Places. Pessoas que procuram por região, em um tablet ou celular e que estejam próximas a sua região encontrarão com mais facilidade seu site.
- É importante ter um site simples, que abra rapidamente, que seja 100% funcional e com conteúdo atualizado semanalmente. Um site com atualizações de fotos, dicas e conteúdo fácil de entender aumenta o “valor percebido” pelos clientes e aumenta a relevância do site para aparecer no Google em posições melhores;
- Quem pesquisa termos como “Box para Banheiro” precisam ser impactados na primeira pesquisa por isso ter uma campanha de Marketing Profissional no Google é fundamental;
- Ter um telefone dedicado para ligações oriundas dos anúncios veiculados é desejável para poder medir o resultado das campanhas.
Conheça o Projeto para Vidraçarias!
MARKETING MÉDICO (Marketing para Médicos e Clínicas)
Seguindo as diretrizes estipuladas pelos Conselhos Regionais de Medicina, criamos um projeto de marketing que visa aumentar as consultas e contatos de clientes.
Já atuamos aqui no RJ e um projeto no segmento de Geriatria que tem dado excelentes resultados e por isso resolvi compartilhar algumas “dicas” para a divulgação profissional de serviços de medicina :
- Importante ter um cadastro no Google Maps para cada consultório onde atende.
- O site nesse segmento precisa ter pelo menos 1 atualização semanal, portanto invista em um redator;
- Se não pretende atender planos de saúde deixe isso claro em sua comunicação para não causar frustração em quem pesquisa.
- Leia as regras de ética publicitária no CRM de sua região para não ter seus anúncios banidos do Google.
Conheça o Projeto para Médicos e Clínicas!
Imobiliárias e Corretores de Imóveis (Marketing Imobiliário)
Que 90% das buscas de imóveis (tanto para aluguel quanto para compra e venda ) ocorrem através da internet já não é mais novidade. No entanto existem alguma regras que você corretor ou diretor de imobiliária deve seguir para conseguir impactar o cliente certo:
- Procure saber em quais sites seus clientes em potencial estão navegando e anuncie lá. Isso é possível através do Remarketing combinado com Facebook Ads.
- Site padrão de imobiliária é fazer mais do mesmo. Vamos pensar “fora da caixa” e criar um projeto exclusivo para dar informação e aumentar a percepção do valor do seu possível cliente (prospect);
- A Fanpage (Página de Fãs) no Facebook e Google Plus vai garantir interação com quem busca seus imóveis e serviços imobiliários;
- Você sabia que 87% das pesquisas no setor imobiliário ocorre no Google. Por isso priorizamos essa ferramenta.
Conheça outras dicas para Corretores e Imobiliárias!
Lavagem de Estofados (Marketing para Serviços de Limpeza)
Conhecida vulgarmente pelo nome de Lavagem a Seco, a Limpeza de Sofá e Estofados é muito procurada tanto por pessoas Físicas quanto por Empresas e Templos Religiosos Para divulgar serviços de Lavagem a Seco na Internet é interessante que você:
- Faça seu cadastro completo no “Mapa do Google” e o mantenha atualizado. Pessoas que precisam do seu serviço darão preferência a profissionais e empresas que estejam próximos de sua casa ou do seu local de trabalho;
- Crie um site profissional com fotos de serviços realizados e detalhamento de cada serviço prestado por sua empresa;
- Faça uma Campanha de Links Patrocinados bem segmentada;
- Mantenha uma Página no Facebook, criando assim relacionamento com clientes em potencial através de postagens interessantes sobre alergia, limpeza com produtos químicos, decoração, etc…
Organização de Festas (Marketing para Buffet)
O segmento de Festas é uma explosão de oportunidades que vai desde a organização, buffet, confecção de Brindes Personalizados, Bolos Temáticos e cupcakes, Animadores e Mágicos, Sonorização e DJ. Todos os profissionais envolvidos podem se beneficiar com Publicidade Profissional na Internet. Veja alguns exemplos:
- Criar um site profissional com fotos de alguns eventos. Deixar bem claro, no site todos os diferenciais dos seus serviços, em relação a sua concorrência;
- Fazer uma Campanha segmentada no Facebook Ads . Um profissional de Marketing Digital vai saber fazer a divulgação do seu site em anúncios persuasivos e voltados para o público certo;
- Responda seus e-mails o mais rápido possível. Algumas pessoas querem contratar com certa urgência e se você tiver disponibilidade imediata pode lucrar com isso;
- Faça ao longo do tempo um cadastro de e-mails de clientes atendidos, com a devida autorização dos mesmos. Ao longo do ano, faça com que seu nome ou sua marca seja lembrando. Dessa forma você sempre fará parte da cotação de um novo evento desse cliente e de seus amigos.
Serviços para Cães e Gatos (Marketing para Pet Shop)
O mercado Pet tem crescido continuamente no Brasil e ter seu animal de estimação bem cuidade e educado é o desejo de quase todos os donos. De acordo com dados do Google (Fevereiro de 2013) o termo “Pet Shop” tem cerca de 550.000 buscas por mês. Isso significa que você ou sua empresa estiver presente nas primeiras posições do Google e conseguir 1% desse tráfego, já terá 5.500 pessoas visitando o seu site – por mês! Para quem oferece Produtos e Serviços para o Mercado Pet (Ex: banhistas de animais domésticos), as estratégias abaixo são fundamentais:
- Criação de Site profissional com depoimentos de donos de cães
- Vídeos no Youtube – mostrando o tratamento e as intalações – Esse segmento é muito emocional;
- FanPage no Facebook – interaja com seus clientes satisfeitos colocando, por exemplo, dicas de adestramento;
- Oferecer no site um produto gratuito. Por exemplo: uma planilha para acompanhamento de vacinação de animais de estimação.
Agência de Viagens e Pousadas (Marketing para Turismo)
Turismo sempre esteve intimamente ligado com Internet. Clientes em potencial de agências de turismo usam a internet para escolher o local de suas férias, comprar passagens aéreas ou saber opiniões de turistas que estiveram hospedados em um determinado hotel ou pousada. Por isso toda Agência de Viagens deve investir em Publicidade OnLine para estar na 1ª página do Google e conseguir destaque perante a concorrência. Veja abaixo algumas estratégias para divulgação de serviços e produtos ligados ao segmento turístico:
- É conveniente fazer cadastro no Google Places, para ser encontrado em pesquisas direcionadas a uma região. Exemplo: Hotel Fazenda em Teresópolis;
- Anúncios em Links Patrocinados (Google Adwords e Facebook Ads) para atrair público qualificado;
- O Site de um Hotel deve conter muita informação relevante sobre a região para atrair o cliente de forma natural.
- Os Sites de Agências de Viagens deve conter, pelo menos os principais pacotes ofertados e depoimentos de clientes satisfeitos.
- Uma boa estratégia é oferecer um E-book gratuito com dicas para viagens, solicitando apenas Nome e E-mail, com isso você começa a montar uma base de clientes em potencial, altamente qualificados.
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Serviços Hidráulicos (Marketing para Encanador)
Conhecido vulgarmente pelo nome de Encanador, o bombeiro hidráulico é muito requisitado, para fazer reparos em canos e instalações hidráulicas, e tem na Internet uma forte aliada para Publicidade. Vejam algumas dicas para divulgar esse serviço no Google e Redes Sociais:
- Ter um cadastro completo no Google Places. Pessoas que precisam desse serviço dão preferência a um profissional próximo de casa ou do trabalho;
- Criar um site profissional com fotos de serviços realizados;
- Criar um vídeo de boa qualidade no YOUTUBE, mostrando passo a passo um exemplo do seu trabalho.
FISIOTERAPEUTA (Marketing para Fisioterapia e Pilates)
Serviços na área de saúde (e em particular Fisioterapia) são requisitados em todas as cidades do Brasil. Quem procura um consultório próximo a sua residência ou os serviços de um fisioterapeuta domiciliar costuma ir a Internet para fazer pesquisa no Google ou faz a busca por bairro (geolocalizada). Para começar a divulgar Serviços de Fisioterapia na WEB, você pode:
- Ter um cadastro completo no Google Places. Pessoas que precisam de Fisioterapia domiciliar dão preferência a um profissional próximo de casa ou do trabalho;
- Site Simples porém funcional com conteúdo atualizado semanalmente.
- De modo geral as pessoas tendem a escolher os primeiros resultados de pesquisa, por isso é fundamental ter uma Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords e manter gerenciamento diário;
- Enquanto consegue clientes através dos anúncios do Google é importante fornecer o melhor conteúdo para o usuário e ter um site organizado internamente e externamente através de técnicas de SEO.
CONTADOR (Marketing para Serviços de Contabilidade)
Fazer publicidade para Serviços de Contabilidade é um desafio e tanto devido a tecnicidade desse ofício.
Apenas 17% do mercado de contabilidade no Brasil possui uma presença digital e por isso é fundamental que os escritórios contábeis e contadores autônomos dediquem uma verba mensal para divulgação de seus serviços e com certeza irão captar clientes que abrem novas empresas todos os dias.
Para divulgar Serviços de contabilidade as dicas são as seguintes::
- Ter um cadastro completo no Google Places.
- Um site que mostre o histórico do escritório, principais serviços e clientes;
- Aproveitar a sazonalidade e explorar buscas como “Fazer Imposto de Renda”;
- Utilizar as redes sociais para fidelizar e dar dicas gratuitas para o público-alvo.
E-mail: [email protected] / Telefone: (21)3507-4205