Qualquer empresário de sucesso dessa década sabe que o primeiro passo de uma estratégia de marketing digital é saber como fazer o processo de CSG (Colocar Site no Google). Segundo o Internet Live Stats, hoje, o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, totalizando 1,2 trilhões de pesquisas por ano em todo o mundo.

Inicialmente, você precisa colocar sua empresa na primeira página do Google, para que, quando um potencial cliente pesquisar por um serviço ou produto que você venda, sua marca seja encontrada de forma rápida.

No entanto, para aparecer na primeira página do Google e conseguir gerar conversões, (transformar visitas em possíveis vendas) São necessários profissionais especializados nas seguintes áreas: Google Ads, SEO, Local Search, Youtube e Busca por voz (OK Google).

Como Colocar Site no Google

Se quem fez o seu site foi um amigo ou parente (sobrinho, no jargão do marketing), certamente, ele não teve o trabalho de preparar sua estrutura de comunicação online (sites, Facebook, Instagram, etc…) de acordo com as diretrizes do Google e, muito menos, criar campanhas publicitárias.


Métodos do CSG (Como Colocar Site no Google)

O Google permite diversas formas para uma empresa aparecer na primeira página, mas o ideal é usar todas. Veja abaixo como colocar seu site no Google:

  • GOOGLE ADS (ANTIGO GOOGLE ADWORDS) – Esses são os links patrocinados do Google, ou seja um sistema de anúncios onde você paga para um consultor de marketing ou agência de marketing fazer a criação e gerenciamento de anúncios profissionais que funcionam 24h por dia. Dessa forma, através de uma campanha publicitária, sua empresa (produtos e serviços) aparecerá nas 4 primeiras posições da 1ª página do Google;
  • SEO – Essa é a ferramenta fundamental para seu site aparecer no Google na busca natural (abaixo dos anúncios).  Um projeto de SEO é complementar ao Google Ads e não adianta ter um sem o outro, pois, ao longo prazo, a falta de um deles acaba gerando a diminuição da sua visibilidade. A divulgação profissional e otimização do site acompanha seu posicionamento, aumenta sua visibilidade e corrige erros no seu site (links quebrados, má visibilidade em smartphones, problemas de acesso no servidor ou de velocidade nas páginas do site);
  • GOOGLE MAPS (LOCAL SEARCH) – Alguns segmentos obtém um retorno positivo ao aparecer no mapa do Google, principalmente quando sua marca aparece nas primeiras posições. Mais uma vez trata-se de um método complementar, porém muito eficaz de gerar um fluxo de visitantes constante e potenciais clientes para seu negócio;
  • YOUTUBE – Para alguns negócios que precisam mostrar visualmente seus produtos ou serviços, ou que precisam gerar mais segurança no cliente final, podem se beneficiar de vídeos editados profissionalmente e expostos no YouTube. Mesmo que o cliente não compre seus produtos e serviços em um primeiro momento, é uma forma interessante de fazer sua marca ficar mais conhecida, sem contar que muitos vídeos já ficam em destaque na primeira página do Google;
  • BUSCA POR VOZ (OK GOOGLE) – Uma jornalista ou redatora profissional da equipe de marketing pode gerar um conteúdo que seja respondido pelo Google em uma busca específica e que seja lucrativa para seu negócio. Por exemplo: A EP Marketing Digital atende alguns clientes que fazem lavagem de estofados. Se uma empresário quer investir nesse setor e perguntar ao Google se “LAVAGEM DE ESTOFADOS DÁ DINHEIRO“, terá como resposta um dos artigos do nosso site.
Como Colocar Site no Google na busca por voz

Conclusão

Enfim, esse artigo teve como principal objetivo esclarecer alguns procedimentos fundamentais para que o site de sua empresa possa aparecer no Google de maneira profissional e fazer com que, com esse conhecimento, você possa entender os processos envolvidos em uma campanha de marketing digital podendo, inclusive, cobrar do profissional que vai ser contratado pela sua empresa, caso uma dessas estratégias seja colocada em segundo plano.

Todas essas ferramentas, acima citadas, fazem parte de uma estratégia de CSG (colocar site no Google), mas podem gerar prejuízo financeiro (no caso do google ads sem gestão ativa) ou ainda prejuízo para sua marca, (YouTube e Local Search) se forem feitas de forma amadora ou incorreta.

A boa notícia é que hoje é possível fazer com que qualquer empresa tenha “um lugar ao sol” e possa crescer, ainda que precise disputar o mercado com grandes concorrentes. Isso tudo graças ao Google, que democratizou a publicidade para empresas de todos os portes em mais de 180 países do mundo.

E você, quer colocar sua empresa na primeira página do Google?