Desde 21 de abril de 2015 começou uma corrida para tornar sites antigos em site responsivo e tudo isso ocorreu porque o principal mecanismo de busca, o Google informou que sites não preparados para funcionar em tablet, smartphones perderiam posicionamento no ranking.
Antes precisamos entender o que é site responsivo e porque o Google fez essa exigência.
Site responsivo é um site que possui flexibilidade e funciona perfeitamente em qualquer equipamento de navegação na internet: computador, celular smartphone (android, ios e Windows) e tablets em geral.
Isso significa que o conteúdo do site se adapta de acordo com o tamanho da tela.
Esse site mesmo funciona em qualquer dispositivo. Experimente!
Por que é importante ter um site responsivo
Essa exigência por parte da equipe do Google ficou conhecida como #MobileMadness – saiba mais aqui.
Mas porque tal exigência?
Hoje metade do tráfego de visitas nos websites são oriundos de celular e tablets, inclusive percebeu-se que mesmo ao assistir TV as pessoas estão conectadas a internet em dispositivos móveis (tablet e celular) completando o conhecimento da informação com pesquisas no Google. Você já fez isso?
Por isso ter um site responsivo – layout responsivo – é fundamental para que a experiência de alguém que navega em busca de informação seja a melhor possível. Isso vale para todos os tipos de site:
- Institucionais –
- Empresas de Serviços
- E-commerce –
- ONGs
- Sites Governamentais
- Blogs
Quanto custa um site responsivo?
Se você percebeu que seu site não é responsivo deve estar pensando quanto custa essa migração.
A melhor opção seria contatar seu desenvolvedor para criar um novo site, porem sabemos que nem sempre a relação com desenvolvedores é muito fácil.
Por isso em alguns casos reconstruir um site pode ser a melhor opção. Dependendo do seu segmento existem sites que funcionam em smartphones, tablets e computador que podem ser criados a partir de R$5.000,00.
Após a criação você pode checar se o site é compatível com dispositivos móveis, através da ferramenta do Google: https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/?hl=pt-BR.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é um site responsivo pode ter acontecido 3 coisas:
- MEU SITE É RESPONSIVO – Nesse caso pegue uma xícara de café e relaxe! Você já está no caminho certo.
- MEU SITE NÃO É RESPONSIVO – Fale com seu desenvolvedor ou contrate um novo site para que não perca a posição que você já conseguiu no Google
- AINDA NÃO TENHO UM SITE – Esse não é um cenário ruim, tendo em vista que você pode começar a fazer tudo certo desde o começo.