Divulgar um Site no Google é uma difícil tarefa, mas saiba que você não está sozinho. Semanalmente recebo contato de micro empresas e profissionais liberais com essa mesma dúvida e por isso escrevi esse artigo!
De acordo com a IAB Brasil, quase 90% dos brasileiros considera a Internet a mídia mais importante. Por isso, você como pequeno empresário precisa preparar uma verba de marketing específica para divulgação no Google.

O problema é que devido a informações incorretas é comum o empresário tentar criar um site gratuito, pedir para um “sobrinho” criar uma página no Facebook e espalhar anúncios gratuitos em diretórios de classificados grátis achando que isso é marketing digital.
O resultado não poderia ser diferente: 100% de FRUSTRAÇÃO!
Conheça 10 Passos de Como Divulgar no Google:
- Entender a importância do Google: Com mais de 92% de todas as buscas no Brasil, é fundamental concentrar-se no Google para sua Estratégia de Publicidade e Divulgação de Seus Serviços Profissionais.
- Estudar Público Alvo: A maioria dos negócios não dá certo na Internet porque falta uma simples reflexão, por parte do empresário, para entender quem é seu público alvo.
- Conteúdo Exclusivo e Persuasivo: Clientes em Potencial que visitam seu site são mais propensos a comprar de você quando tem a percepção de confiança e passam a entender o valor do seu trabalho. Para que isso ocorra basta que você entregue GRATUITAMENTE conteúdo útil e relevante.
- Escolha das Palavras-chave: A estratégia fundamental, antes de criar e divulgar um site no Google, é definir palavras-chave (expressões que seus clientes pesquisam no Google). São elas que vão dar o norte do projeto e vão ser cruzadas com os desejos e necessidades do seu público.
- Analisar Resultados: Marketing na Internet tem um fator que o torna muito superior que é a facilidade de mensurar, de forma ampla ou detalhada, o que funciona e o que não funciona. Dessa forma podemos modificar uma campanha publicitária online no meio do projeto.
O Google Analytics, por exemplo, é uma ferramenta acessível a todos e consegue mostrar muito além da quantidade de visitas.
Através do Google Analytics você consegue segmentar por região, por dia da semana, por página do site, horário de maior conversão e assim saber mais detalhes sobre seu cliente, melhorando mês a mês suas estratégias de publicidade online. - Redes Sociais: Além do Google Plus, ao criar um projeto de marketing digital é importante estar presente no Facebook e alimentar esses dois canais com informação relevante ao público alvo. Lembre-se que dependendo do seu nicho de mercado você pode explorar outras redes como Youtube e Linkedin, por exemplo.
- Páginas de Destino para cada Serviço: Toda a estratégia de uma empresa de serviços deve ter como foco a visita do internauta a uma página específica que convença o visitante a pedir um orçamento. A essa página chamamos de Página de Destino (Landing Page).
- Paciência: Marketing Digital não é mágica. Estratégia de SEO, para aparecer na Busca natural do Google, pode levar meses. Por isso é importante ter paciência e confiança no Consultor de Marketing Digital que está gerindo seu projeto, pois só assim os resultados serão alcançados. Converse com ele e explique suas expectativas e, juntos, cheguem a um acordo de um prazo razoável para obter resultados.
- Esteja onde seus clientes estão: Antes de divulgar um site no Google procure avaliar os sites, grupos e comunidades em redes sociais onde seus clientes estão e ofereça soluções simples para seus problemas. Com isso você gera valor para seu serviço fazendo com que sua marca seja lembrada em ocasião oportuna no futuro.
- Apareça no Topo do Google com Google Ads: Essa talvez seja a dica mais quente de todas e a mais perigosa se for executada por amadores. Google Adwords é o sistema de anúncios do Google que permite que sua empresa seja listada na 1ª página (no topo ou na lateral direita). O resultado é muito rápido e é a melhor estratégia para quem quer iniciar a Publicidade na Internet e divulgar um site no Google.

Profissional para Divulgar sua Empresa
Apesar de muitos fazerem anúncios em Adwords são poucos no Brasil que dominam essa ferramenta e sabem fazer campanhas que atinjam o publico certo.
Para se ter uma ideia do que estou falando é importante integrar: palavras-chave (segmentação e negativas) + anúncios + página de destino + horário + orçamento para conseguir bons resultados.
Caso você não saiba fazer isso você pode perder rios de dinheiro em poucos minutos. Portanto minha recomendação é que procure ajuda de um profissional sério para Anunciar no Google Ads e tenho certeza que poderá aumentar seus pedidos de orçamento já no primeiro mês.
Espero que essas 10 dicas possam realmente lhe ajudar e assim você consiga criar um projeto positivo e vencedor para divulgar no Google.