Você quer saber quais são os passos para criar um site? Então você precisa entender que não existe mágica quando se trata de divulgar seu negócio na internet. O site, sem dúvida, é fundamental pois será o responsável pela ligação de sua empresa com o potencial cliente.
Criar um site é um termo genérico para definir a criação de um espaço virtual na Internet, ou seja, tecnicamente falando, uma página da sua empresa, um blog, uma loja virtual ou um portal de notícias são considerados sites.
Se você quer economizar tempo e muita dor de cabeça tendo que aprender diversas ferramentas para construir seu site sozinho é recomendável contratar um empresa ou profissional com experiência para criar um site que respeite as diretrizes do Google e que seja responsivo, ou seja, funcione em celular, tablets, computadores e TVs.
O mais importante é você ter um objetivo claro para criação de um site.
Recomendações antes de Criar um Site
- PÚBLICO: Defina o público que você deseja atingir. Mesmo que você não seja uma empresa e deseje apenas divulgar uma ideia, lembre sempre que você precisa criar um site para um público específico. É comum atualmente pessoas criarem site pensando no mecanismo de busca e com isso a acessibilidade pode ficar comprometida e não receber visitas. Pense no seu publico e utilize o site para conversar com ele. Seu site deve possuir texto e imagens que ele aprecie e eventualmente até recomende aos amigos.
- CONCORRÊNCIA: Saiba quem são seus concorrentes. Parece clichê de marketing, mas sem saber o que seus concorrentes já fizeram ou deixaram de fazer, dentro do nicho que deseja abordar, será mais difícil conseguir criar conteúdo diferenciado e relevante para seu site. Uma boa forma de pesquisar seus concorrentes é se cadastrar no Google Alerts e monitorar tudo o que ele faz online
- LOJA VIRTUAL: Defina o tipo de página. Loja Virtual, Site Institucional, Blog, Portal, etc… Isso dependerá da sua definição no item 1, ou seja, quem é seu publico e o que ele deseja. A definição de Marketing é atender os desejos e necessidades do seu público alvo. Apesar do site ser apenas uma das ferramentas do Marketing Digital ele é a porta de entrada que fará o contato do seu cliente com a sua marca.
- DOMÍNIO: O domínio nada mais é do que seu nome na Internet. Ele o identificará para sempre no mundo online.Se sua marca já é conhecida, seu domínio deve ser a sua marca. Se sua marca não é conhecida, mas possui um nome pequeno (3 a 4 letras) você pode criar um site que tenha como nome de domínio sua marca + seu principal produto. Exemplos: GILPNEUS.COM.BR, ABCBOTAS.COM.BR, SALCISNE.COM.BR. Cuidado! Seja criterioso nessa escolha e pense que sua empresa ou instituição pode crescer um dia. Crie um nome forte, mas tão abrangente que possa ser utilizado no futuro.
- HOSPEDAGEM: Escolha um bom serviço de hospedagem. Apesar de muitas empresas oferecem o serviço de hospedagem, é importante escolher uma empresa com servidor seguro e um plano abrangente caso seu site comece a receber muitos acessos diários.
- PALAVRA-CHAVE: Pesquise as palavras-chave. Antes de produzir o site é importante identificar as palavras chaves do nicho que você vai trabalhar. Dessa forma você vai conseguir atingir mais cedo o resultado esperado. O Google fornece uma ferramenta chamada Planejador de Palavra-Chave que ajuda a localizar palavras chaves de um determinado segmento.
- CRIAÇÃO: Produção do Site. Esse é o momento onde você “coloca a mão na massa”. É preciso escolher a melhor tecnologia (recomendamos o sistema WordPress) e produzir um conteúdo adequado para cada tipo de site, que de modo geral segue essa ordem:(Criar Layout, Conteúdo, Criar Formulários de contato, Códigos de Conversão e Sistema de Análise.
- DIVULGAÇÃO: Legal! Seu site está pronto, mas quando alguém pesquisa no Google por termos onde você gostaria de aparecer nos resultados de pesquisa você percebe que seu site não aparece. Fazer a divulgação nos mecanismos de buscas e redes sociais, para criar tráfego qualificado para seu site é imprescindível. Essa etapa é parte do processo de Otimização. Existem mais de 200 regras que fazem com que um site fique bem posicionado no Google na Busca Natural. Chamamos Busca Natural do Google os resultados que aparecem abaixo dos 3 ou 4 anúncios no topo da página (Google Ads).
- ANÁLISE TOTAL: A grande vantagem de ter um site na Internet em detrimento a outras mídias de marketing (rádio, jornal, televisão, revistas, etc) é a possibilidade de mensurar os dados de visita e entender o comportamento do público. Com isso é possível criar um conteúdo cada vez melhor para os visitantes, gerando melhores resultados mês a mês.
- CONTEÚDO: Criação de conteúdo adequado e ajustes no conteúdo (textos e imagens)
Custo para criar um site
O investimento para desenvolver um site profissional pequeno (com até 10 Páginas e 20 Imagens ) é de 2 salários-mínimos. Além disso você precisará investir mais 1/2 salário mínimo anual para hospedagem e registros durante após o 1º ano.
Ou seja em 2021 você investirá R$2.200,00 para ter um site funcionando e após 1 ano você paga apenas R$550,00 para manutenção técnica, registros e hospedagens.
Além do site faremos também o cadastro de sua empresa no Google e a instalação de ferramentas para que possa monitorar as visitas que ele recebe.
Enfim, criar um site é fundamental para qualquer negócio ou mesmo para veicular uma ideia. Contudo vale sempre ressaltar que o conteúdo é ponto chave no processo de manutenção de um site, pois as informações contidas no site é que vão gerar cada vez mais trafego gerando contatos e vendas.